quarta-feira, 25 de julho de 2012

TATUAGENS

Como surgiu a tatuagem?
O registro mais antigo de uma tatuagem foi descoberto em 1991 no cadáver congelado de um homem da Idade do Cobre. Os restos mortais do homem, que foi apelidado pelos cientistas de “Ötzi”, datam de 3.300 anos antes de Cristo. Em seu corpo foram encontradas diversas linhas na região das costas, tornozelos, punhos, joelhos e pés. Supõe-se que os desenhos tenham sido criados a partir da fricção de carvão em cortes verticais feitos na pele.
Origem da palavra "Tattoo"

A palavra tatuagem origina-se do inglês tattoo, o pai da palavra "tattoo" foi o capitão James Cook , que escreveu em seu diário a palavra "tattow", também conhecida como "tatau", uma onomatopéia do som feito durante a execução da tatuagem, em que se utilizavam ossos finos como agulhas, no qual batiam com uma espécie de martelinho de madeira para introduzir a tinta na pele.

Vídeo sobre tatuagens da região da micronésia e Oceania.



OLD SCHOOL OU “TRADICIONAIS"


OS PRINCIPAIS SÍMBOLOS REPRESENTADOS EM TATUAGENS OLD SCHOOL OU TRADICIONAIS SÃO:


- ROSAS DOS VENTOS E A ESTRELA NÁUTICA, ELAS SÃO AS INDICADORAS DE DIREÇÃO.
- ÂNCORAS, ESTAS TATUAGENS REPRESENTAVAM A RESISTÊNCIA.
- ROSAS VERMELHAS, SIGNIFICAVAM O AMOR.
- ROSAS PRETAS, SIGNIFICAVAM A MORTE.
- ANDORINHAS, SÍMBOLO DE BOA SORTE, POIS SÃO AVES MIGRATÓRIAS QUE REPRESENTAM A FIDELIDADE DO VIAJANTE AO LAR COM A PROMESSA DE RETORNO.
- CORAÇÃO COM ALGUMAS PALAVRAS, NORMALMENTE SÃO AS DE “PAI”, “MÃE” OU O NOME DE ALGUÉM.
- FLÂMULAS, COM FRASES E PALAVRAS SÁBIAS QUE CONTAM UMA HISTÓRIA.
- MULHERES E PIN-UPS.


WOLFAT: O DEUS DA TATUAGEM


   Na região da Micronésia, em 1940, foi descoberto um Deus da tatuagem.

Tatuagem é um assunto polêmico em qualquer parte do mundo, e um dos motivos de tal efeito é a fascinação que elas exercem nas pessoas.

   Na maioria das vezes elas são encaradas apenas como um símbolo de rebeldia, principalmente na cultura ocidental, deixando de lado todo o seu valor cultural e histórico para a humanidade. A verdade é que os homens pintavam e enfeitavam seus corpos desde épocas pré-históricas.

melanesian_women_tattoo_1940.jpg
Apesar de hoje em dia ainda haver um forte preconceito com pessoas tatuadas (fruto de uma ideologia histórica que envolve marinheiros, prostitutas e um submundo real, ao mesmo tempo fantasioso), muitos estão mudando seu ponto de vista.



Cada vez mais encontramos pessoas que entendem tatuagens como verdadeiras obras de arte, intervenções corporais com valores estéticos e artísticos.



Esse ponto de vista é reforçado com a descoberta de um Deus Trapaceiro, da mitologia da Micronésia: Wolfat, o Deus da Tatuagem. Após pesquisar muito, não consegui achar muita coisa, só o que eu resumo a seguir:



Em 1940 Edwin Grant Burrows visitou o atol de Ifaluk, na Micronésia, que possuía então uma população de 250 pessoas.


Ele acabou encontrando uma vasta quantidade de poemas, nos quais eram narradas histórias em que as mulheres admiravam as tatuagens de filhos e amantes, e de como a tatuagem foi trazida por um Deus até eles. Esse Deus era Wolfat.
Wolfat foi o primeiro Deus a usar uma tatuagem, e devido ao seu poder podia colocá-la e retirá-la a qualquer hora.
Um dia Wolfat observava os seres humanos e viu uma mulher bonita, se deitou com ela no escuro, e ela, curiosa para ver quem estava ali, acendeu uma vela. Ela, então, viu e admirou as linhas e desenhos que adornavam o corpo de Wolfat.

No segundo dia Wolfat voltou, e sem tatuagem a mulher, não o reconhecendo, o rejeitou. Ele, então, voltou tatuado e eles se deitaram de novo.

Ele acabou ensinando os homens, usando fuligem preta e um osso da asa de ave, como se tatuarem.

Fonte: Guia Ilustrado Zahar de Mitologia













                             

18 Optical Illusion Tattoos

Optical Illusion Tattoos 001Optical Illusion Tattoos 003
Optical Illusion Tattoos 018









O que você precisa saber antes de se tatuar



Remoção de tatuagem a Laser




Brian Moisés, o tatuador sem braços







O significado das tatuagem de cadeia


Tatuagens que deram muito errado







TATUAGEM PELO CORREIO


Sabe aquele desenho que você é louco para tatuar, mas não tem certeza se vai ficar muito bom? Não precisa mais arriscar fazer algo que não vai sair – ou, pelo menos, não com facilidade – sem ter plena confiança de que vai querer ficar com aquilo o resto da sua vida. Uma startup da Filadélfia, Estados Unidos, criou tatuagens customizadas que são idênticas às feitas com tinta real.

               
          Atualizado em 28 de outubro de 2015, 12:47 

BODY PAINTING
Em Tanabi, São Paulo, vive Edson aparecido Borim, de 39 anos. Edson estava desempregado e resolveu ganhar dinheiro de uma forma inusitada. Ele tatua propagandas no próprio corpo e esse é seu principal ganha pão atualmente. Conhecido na cidade como Homem Outdoor, Edson pretende agora conseguir um grande anunciante que pague pra ele tatuar sua logo na testa.





Nenhum comentário:

Postar um comentário