domingo, 4 de julho de 2010

Estilização

O que é estilização?

Estilizar é tirar o máximo de detalhes de uma figura, mas que se possa ser identificada, por exemplo os ícones de banheiro feminino e masculino são estilizados, pois quem o vê identifica que é um homem e uma mulher e não são necessários muitos detalhes. Também sao estilizadas as placas de trânsito, simbolos de shoppings indicando elevadores, fradário e etc... os tradicionais bonecos de palito são a parte mais prática da estilização

Vem de estilo, você faz uma imagem ao seu estilo, foge do padrão realista. Enquanto vemos muitas imagens buscando a cópia, quem estiliza a imagem faz colocando e até exagerando seu traço, para que ele seja facilmente reconhecido como seu, que vai ao seu estilo.

Dar a sua cara pra alguma coisa.

Estilização

Classe gramatical de estilização: Substantivo feminino
Separação das sílabas de estilização: es-ti-li-za-ção
Plural de estilização: estilizações

A maior parte do que se desenha, do que se pinta e se ilustra usa como base a realidade que nos cerca, desde pessoas e animais a objetos e elementos da natureza. Estilizar é criar um código gráfico que represente esta realidade, e assim dar uma nova forma a ela. Quando estilizamos, estamos criando um universo cujas formas gráficas estão sob nosso controle. Mas, assim como tudo o que existe, temos que criar regras que confiram unidade e uma certa lógica a este universo. Esta oficina explica como se estabelecer um pensamento para se chegar a estas soluções gráficas.


Exemplos de estilização na arte e na publicidade.

















O Rio de Janeiro é representado por seu símbolo internacionalmente conhecido: o Pão de Açúcar. Esse símbolo perfaz, juntamente com o sol carioca, a estilização de um nadador que mergulha no mar olímpico carioca. Esse símbolo estilizado forma a letra "R"de Rio. O ano de 2016 é escrito com fonte antiga em alusão à Grécia antiga, pátria mãe dos Jogos Olímpicos. As outras letras, "i" e "o", em dégradé do vermelho ao laranja, representam além do calor típico da cidade, o calor humano do povo que acolhe o mundo.




Definição de Estilização
Significado de Estilização: s.f. Ato ou efeito de estilizar.









pictogramas


Como sinalizar com acessibilidade e estilização

Comumente ouvimos pessoas utilizando ou se referindo ao símbolo internacional de acesso (SIA) de forma equivocada, quer seja com relação ao lugar de utilização ou pelo seu significado. Vamos tentar clarear algumas dúvidas baseando-se na NBR 9050/2004.
  • O símbolo internacional de acesso deve ser utilizado, segundo a norma, paraidentificar espaços, edificações, mobiliário e equipamentos urbanos acessíveisOu seja, não apenas para sinalização de portas ou vagas exclusivas, mas também para caixas eletrônicos exclusivos (acessíveis), por exemplo.
  • O SIA identifica locais onde existem elementos acessíveis ou utilizáveis por pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida. Ou seja, o “símbolo da cadeirinha” não é representante apenas dos cadeirantes ou outra limitação física, não está excluindo as outras pessoas que precisam. A imagem adotada para representar todas as pessoas com deficiência. Se você é surdo, pode utilizar uma vaga exclusiva, por exemplo (mesmo que alguns prefiram não utilizar).
  • A norma determina que o SIA seja representado em combinações de azul e branco ou branco e preto, não permitindo nenhuma modificação, estilização ou adição a este símbolo. Ou seja, nada de símbolo amarelo com fundo rosa para representar o banheiro feminino acessível.
Com alguns exemplos que encontramos em portas de hotéis, podemos ilustrar melhor.
Na imagem a seguir vemos que, além de não possuir complemento (indicando se é um sanitário masculino, feminino ou unissex), o símbolo em material laminado não segue a norma, que determina sinalização em acabamento fosco, evitando-se o uso de materiais brilhantes ou de alta reflexão.
O mesmo ocorre neste caso, onde a placa é em acrílico polido, provocando reflexo. O  SIA foi, ainda, levemente  modificado.
Esta sinalização é praticamente uma arte. Porém, não é recomendada como única fonte de informação, pois pode causar confusão em pessoas com dificuldade de legibilidade e interpretação. Neste lugar, presenciamos um idoso que ficou olhando esta placa, dava voltas pelo local e novamente olhava a placa; depois de um tempo, ele foi até o recepcionista perguntar onde era o sanitário. Ou seja, a sinalização é ineficiente
A próxima representação é boa, pois, além de apresentar contraste, a estilização ocorreu na placa. Há uma leve mudança no pictograma, porém consideramos uma boa alternativa com relação às anteriores.
A forma de sinalização a seguir é realmente a excelente.  Este hotel apresenta um bom exemplo de sinalização, que mantém a característica rústica do lugar e transmite a informação correta para as pessoas, respeitando a diversidade da população. Comparamos (aproximadamente) a forma de enxergar a mesma imagem entre uma pessoa sem problemas de visão e outra com dificuldades. Para quem não enxerga normalmente, o nome “toillete” e o SIA praticamente desaparecem. Em contrapartida, os complementos indicando sanitário masculino e feminino acessíveis permanecem inteligíveis.
Nesta mesma porta observamos outros recursos recomendados pela NBR 9050. Temos a informação tátil (em relevo e em Braille) instalada no vedo adjacente à porta e um revestimento resistente a impactos (que podem ser provocados por bengalas, muletas e cadeira de rodas).
Podemos perceber como ficaria a sinalização visual e tátil de um apartamento em um hotel, mantendo sua característica personalizada: número em fonte grande e em cor contrastante entre texto e fundo e a informação tátil adicionada ao batente da porta, ao lado da maçaneta.

12 comentários:

  1. Bacana, ajudou meu filho com um trabalho da escola. Valeu, estou compartilhando.

    ResponderExcluir
  2. Gostei, estou substituindo aulas de Artes e vou acessar o blog com os alunos na realização de uma atividade extra que vem de acordo com o conteúdo que estamos vendo. ;)

    ResponderExcluir
  3. muito obrigado, fico feliz em ajudar

    ResponderExcluir
  4. Adorei a explicação, me ajudou muito para a minha prova de comunicação expressão!

    ResponderExcluir
  5. Muito bom, obrigado a quem fez essa maravilha. Ajudou muuito.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia. Está escrito fradário em vez de fraldário.

    ResponderExcluir
  7. Amei as dicas,já vou usar nas aulas de Artes.

    ResponderExcluir
  8. Eu queria saber qual a diferença entre um
    desenho estilizado e um desenho não utilizado.

    ResponderExcluir