sexta-feira, 2 de julho de 2010

Willy Alfredo Zumblick

Nasceu 26 de setembro de 1913. Na escola se destacou como melhor aluno em desenho e em pintura. Ainda na adolescência, conquistou sua primeira atividade artística: a de desenhista de cartazes de filmes de cinema. Em 1939, fez sua primeira exposição individual, em Tubarão.
Em 1944, deu um salto maior: expôs em Porto Alegre. O sucesso,impulsionou Willy a uma marcante ousadia: alugar um salão no edifício no Rio de Janeiro. Com temática variada e abrangente, retratou, com maestria e sensibilidade, os mais variados aspectos das tradições, da cultura, da história catarinense. Paisagens, natureza morta, tipos populares, cenas religiosas, retratos, e paisagens são alguns dos temas preferidos.
Dias antes de completar 87 anos, o que ocorreu a 26 de setembro de 2000, o mais talentoso artista plástico catarinense do século realizou o sonho que o embalou nesta última década, inaugurando o Museu Willy Zumblick, instalado no Centro Municipal de Cultura, no centro de Tubarão.
A produção artística de Zumblick ultrapassa a cinco mil obras, parte dela, exposta em seu Museu. Em Criciúma, mais especificamnte no bairro Próspera, a igreja Nossa Senhora da Salete possui obras de Willy.

Autorretrato

Natureza morta

Passagens bíblicas
Santa ceia
Cenas do cotidiano

Paisagens



link para video

Nenhum comentário:

Postar um comentário