sexta-feira, 23 de março de 2012

FOTOGRAFIA

BREVE História da Fotografia

A palavra Fotografia vem do grego [fós] ("luz"), e [grafis] ("estilo", "pincel") ou grafê, e significa "desenhar com luz e contraste".


Por definição, fotografia é, essencialmente, a técnica de criação de imagens por meio de exposição luminosa, fixando esta em uma superfície sensível. A primeira fotografia reconhecida remonta ao ano de 1826 e é atribuída ao francês Joseph Nicéphore Niépce. Contudo, a invenção da fotografia não é obra de um só autor, mas um processo de acúmulo de avanços por parte de muitas pessoas, trabalhando juntas ou em paralelo ao longo de muitos anos. Se por um lado os princípios fundamentais da fotografia se estabeleceram há décadas e, desde a introdução do filme fotográfico colorido, quase não sofreram mudanças, por outro, os avanços tecnológicos têm sistematicamente possibilitado melhorias na qualidade das imagens produzidas, agilização das etapas do processo de produção e a redução de custos, popularizando o uso da fotografia.

                                                                                                          CONTINUA EM: LINK
  Sebastião Salgado


O fotógrafo brasileiro Sebastião Ribeiro Salgado nasceu na cidade de Aimorés, em Minas Gerais, no dia 8 de fevereiro de 1944. Ele é o único filho do sexo masculino, entre nove irmãs. Graduado em Economia na capital do Espírito Santo, Vitória, pós-graduou-se na Universidade de São Paulo, na USP. Como economista, ele trabalhou no Ministério da Economia, em 1968.Devido às perseguições políticas empreendidas pela Ditadura Militar, ele foi obrigado a buscar asilo político em Paris, em 1969. Aí ele completou o doutorado em Economia, em 1971. Voltando para o Brasil, ele atuou na Organização Internacional do Café, em 1973, como especialista na fiscalização de plantações africanas. Assim, ao completar 29 anos, em uma viagem à África, levando consigo uma máquina fotográfica de sua esposa, Lélia Wanick Salgado, ele teve seu encontro definitivo com a fotografia.
Sebastião descobre no trabalho fotográfico a melhor forma de enfrentar os acontecimentos planetários, principalmente em seus aspectos econômicos. É seguindo por este caminho que ele se transforma em um dos principais e mais venerados fotógrafos da atualidade, no campo do fotojornalismo. Desde os primeiros momentos ele se dedicou a retratar os excluídos, os que se encontram à margem da sociedade.
Adepto das fotos em branco-e-preto, voltou para Paris, em 1973, aí dando início à sua trajetória nesta nova profissão. Seus primeiros trabalhos foram realizados como ‘free lance’, abordando desde o clima seco no perímetro africano de Sahel de Níger, a imigrantes assalariados europeus. Sebastião passou pelas principais agências fotográficas da Europa – a Gamma, em 1974, registrando imagens sobre a Revolução dos Cravos, em Portugal; a Sygma, de 1975 a 1979, através da qual ele transitou por mais de vinte países, fazendo a cobertura dos mais variados acontecimentos; a Magnum Photos, em 1979, cooperativa instituída por Robert Capa e Henri Cartier-Bresson, entre outros fotógrafos, na qual realizou a fantástica sequência de fotos documentais sobre camponeses latino-americanos, durante sete anos. Este registro deu origem ao seu primeiro livro, Outras Américas, lançado em 1986.
Logo depois ele lançou Sahel: O Homem em Pânico, publicado no mesmo ano, produzido em parceria com a ONG Médicos sem Fronteiras, uma aliança que durou quinze meses. Esta obra revela o longo processo de seca no norte africano. De 1986 a 1992 ele devotou seu tempo a reproduzir fotograficamente a realidade dos funcionários manuais em todo o Planeta, resultando no livro Trabalhadores, de 1996.
O próximo tema a que ele se dedicou, de 1993 a 1999, foi o da emigração massiva de pessoas no mundo todo, dando origem à obra Êxodos e Retratos de Crianças do Êxodo, de 2000, ambos alcançando grande sucesso mundial. Um ano depois, no dia 3 de abril, o fotógrafo foi indicado para ser representante especial do UNICEF. Ele já publicou pelo menos dez livros e realizou inúmeras exposições, conquistando os prêmios mais importantes neste campo e honrarias recebidas na Europa e na América.
765DFB15EF1549418D0FCE957C69E232.jpg

ANTES E DEPOIS
(Sugestão de atividade)

 alguns-anos-depois

OBJETOS um código de colores
Austin-based photographer Emily Blincoe created this comprehensive series of various candy organized by color.





fotomontagem










O lar de cerca de 7 milhões de pessoas - é reconhecido como uma dascidades mais ricas do mundo, com a propriedade de luxo exorbitante e mais lojas Louis Vuitton de Paris. Mas dezenas de milhares de pessoas em uma das mais densamente povoadas bairros urbanos do mundo.





Releitura com recurso da fotografia

fotografia animada


site com vários temas fotografia

Holocausto







fotos importantes marcantes história

A Execução em Saigon

 O coronel assassinou o preso; mas e eu… assassinei o coronel com minha câmara? - Palavras de Eddie Adams, autor desta foto que mostra o assassinato, em fevereiro de 1968, a sangue frio, de um guerrilheiro do Vietcong.
Huỳnh Công Út testemunhou a fuga desesperada de Phan Thị Kim Phúc, com nove anos de idade, durante um ataque aéreo com bombas de napalm na Guerra do Vietnã, foto tirada em 8 de Junho de 1972

 O Beijo” – 14 de agosto de 1945.
Fome na África – 1993. 
ABUTRE ESPERANDO CRIANÇA MORRER

DATA DA FOTO: 1993 FOTÓGRAFO: Kevin Carter  LOCAL: Sudão.
FONTE: Facebook.com/Fernando Rabelo.

Em 1993, o fotógrafo sul-africano Kevin Carter retratou a figura esquelética de um bebê, totalmente desnutrido, recostando-se sobre a terra, esgotado pela fome e a ponto de morrer, enquanto num segundo plano, um abutre espreita e espera o momento preciso da morte do bebê. Kevin Carter achou que não devia interferir, e a opinião pública mundial que deu o bebê como morto, o criticou duramente. Carter acabou vencendo o prêmio Pulitzer com esta imagem que o perseguiu e o levou ao suicídio aos 33 anos. 


A imagem acima é a primeira fotografia já postada na web – um pouco alterada. A imagem é dos Cernettes, uma banda de comédia baseada no CERN, o laboratório perto de Genebra onde as partículas colidem dando-nos pistas para os primeiros milésimos de segundo de existência do Universo e onde, há duas décadas, o World Wide Web nasceu.
A história, conforme relatada por Abraão Riesman o pai , começou em um concerto das Cernettes em 18 de julho de 1992. Antes as mulheres foram ao palco, o empresário da banda, Silvano de Gennaro, tirou uma foto delas que ele esperava usar para a capa de seu próximo CD.

A PRIMEIRA FOTOGRAFIA


826 – Ano Zero
O francês Joseph Nicéphore Niépce (1765-1833), na tentativa de encontrar um processo para fixar imagens sobre pedras litográficas, terminou por criar o que pode ser considerado o primeiro processo de obtenção de imagens por intermédio da luz. Ele batizou tal processo de heliografia. Niépce, em 1826, após uma exposição de 8 horas, obteve o que é considerada a primeira fotografia do mundo – a imagem permanente de uma vista do quintal de sua casa em Gras. Utilizando uma câmara escura e placa de estanho recoberta com betume da judéia (material que tem a propriedade de endurecer e se tornar insolúvel sob a ação da luz) e “revelando” a imagem com uma solução de lavanda, que aplicada sobre a placa, retirava o betume não completamente endurecido. Posteriormente, em 1829, o estanho é substituído pela prata que, submetida a vapores de iodo, se tornava sensível à luz. Esse processo foi bem detalhado em contrato celebrado entre Niépce e Daguerre, que em 1831 criou o processo da daguerreotipia baseado na sensibilidade à luz do iodeto de prata formado na superfície da placa. A primeira fotografia do mundo ainda existe e se encontra no Harry Ransom Center da Universidade do Texas, EUA.
fonte: http://alternativafotografica.wordpress.com


Chernobyl
Venham, venham todos para a Chernobyl-lândia! (mutações cobradas à parte)

Um dos piores desastres nucleares da história aconteceu 25 anos atrás, quando um reator explodiu em Chernobyl, na Ucrânia, contaminando tudo num raio de 50km. Agora, o país europeu está pronto para abrir a área, antes contaminada por radiação, para habitantes e turistas também.
Apenas algumas partes do local serão acessíveis, porque certas áreas ainda apresentam muita radioatividade. Especialistas estão mapeando caminhos através do terreno fechado que eles acreditam ter radiação baixa o suficiente para serem visitados. 2.500 funcionários estão trabalhando para manter a cidade, mas muitas outras pessoas entraram na área sem permissão – alguns para tours proibidos, outros para retornar às suas casas – apesar dos avisos e leis com o intuito de impedir isso.

 Parque de diversões abandonado. Pripyat, Ucrânia, 22 de fevereiro de 2011.
 Parque de diversões abandonado. Pripyat, Ucrânia, 22 de fevereiro de 2011.
Restos de camas em pré-escola abandonada. Pripyat, Ucrânia, 25 de janeiro de 2006.
Pódio no meio de um ginásio de escola abandonada. Pripyat, Ucrânia, 25 de janeiro de 2006.
 Piscina abandonada. Pripyat, Ucrânia, 24 de janeiro de 2006.
 Sala de aula de pré-escola abandonada. Pripyat, Ucrânia, 25 de janeiro de 2006.
 Parque de diversões abandonado. Pripyat, Ucrânia, 22 de fevereiro de 2011.
 Restos do ginásio de uma escola abandonada. Pripyat, Ucrânia, 25 de janeiro de 2006.
Grafite em uma parede da cidade abandonada de Prypiat. Ucrânia, 22 de fevereiro, 2011. 


 Edifício do reator nuclear ao fundo. Ucrânia, 25 de janeiro de 2006. 






Por incrível que pareça, é verdadeira!
O edifício chama-se Gate Tower e fica no bairro de Fukushima-ku, na cidade de Osaka – Japão. De acordo com o site da construtora, ele foi inaugurado em 1992 e possui 16 andares, e 71 metros de altura.

Igual ao Pica Pau

De acordo com o blog Amusing Planet, o Edifício Torre Gate tem uma estrada atravessando seus 5°, 6° e 7° andares por causa de um acordo entre os donos do local e o governo japonês em meados do século 19. O terreno foi adquirido por uma empresa de processamento de madeira e carvão vegetal há muitos anos, mas como o mundo passou a utilizar outras fontes de combustível, a empresa começou a perder dinheiro e (com a falta de investimentos em reformas e manutenções) as construções começaram a se deteriorar. CONTINUA... AQUI http://www.e-farsas.com/estrada-atravessando-um-predio-verdadeiro-ou-farsa.html

Fotos-incriveis-que-se-movem

Nunca para
photo-zupi4

Um jantar em Nazarethstraat

Husky


Inundação
Movimento mínimo
 O rabo do gato


A obra do fotógrafo mais caro do mundo


Andreas Gursky nasceu em 1955, em Leipzig e é conhecido por ser o autor da fotografia mais cara do mundo. 
Em seu trabalho é executado um sentido de impessoalidade, uma representação das estruturas e padrões de existência coletiva, muitas vezes retratada pelo comportamento unitário de grandes multidões. A foto abaixo, "Reno II" (foto abaixo), como é chamada a obra, foi vendida em um leilão da Christie em um recorde de U$ 4,2 milhões.

Andreas-Gursky-Photography_2-640x939Andreas-Gursky-Photography_11-640x402Andreas-Gursky-Photography_8-640x346Andreas-Gursky-Photography_15-640x427

Andreas-Gursky-Photography_21-640x873

ALGUNS MILAGRES  DA FOTOGRAFIA
photo-zupi9
photo-zupi11
photo-zupi28
photo-zupi5
Atividades propostas:
Fotógrafo faz pessoas “cabeçudinhas” para homenagear o dia das crianças
https://www.facebook.com/marcos.calomeno/photos
Cristian Girotto
atividade proposta: foto e capa de filme
jaemy-choong-zupi-4
jaemy-choong-zupi-3jaemy-choong-zupi-1


Dúvidas? ---> https://youtu.be/oJGN6sX5Ekg

















Por alunos












2 comentários:

  1. http://www.tudointeressante.com.br/2015/10/fotografa-reconstitui-fotos-da-infancia-para-retratar-a-transformacao-das-pessoas-ao-longo-dos-anos.html

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir