segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Surrealismo

O surrealismo foi um movimento artístico e literário nascido em Paris na década de 1920, inserido no contexto das vanguardas que viriam a definir o modernismo no período entre as duas Grandes Guerras Mundiais. Reúne artistas anteriormente ligados ao dadaísmo ganhando dimensão mundial.


Art-meets-architecture-in-Federico-Babinas-Archist-Series-_dezeen_23

incríveis e surreais colagens de Marcelo Monreal revelam a beleza interior dos ícones da moda

dariusz-klimczak-zupi-8

dariusz-klimczak-zupi-4

dariusz-klimczak-zupi-1

                   

 Dali e a escultura de papel alumínio

 

 Surrealismo animal de Hanna Jauen

  hanna-jauen-surreal-zupi-4

  hanna-jauen-surreal-zupi-1


CHEMA MADOZ - FOTÓGRAFO SURREALISTA

chema madoz irrealismo surrealismo

chema madoz irrealismo surrealismo

chema madoz irrealismo surrealismochema madoz irrealismo surrealismochema madoz irrealismo surrealismochema madoz irrealismo surrealismochema madoz irrealismo surrealismochema madoz irrealismo surrealismo

FONTE

A REALIDADE PARTICULAR DE ALEX ANDREYEV


“A Separate Reality“ é uma série de ilustrações surrealistas do artista russo Alex Andreyev. Suas composições retratam o universo particular do seu autor. No entanto, mais do que mostrar um universo novo, suas ilustrações parecem retratar nossa realidade com algumas intervenções. Um excelente trabalho marcado pela leveza dos traços e sobriedade das cores.
Alex-Andreyev-10.jpgAlex-Andreyev-20.jpgAlex-Andreyev-11.jpgAlex-Andreyev-illustrations-6.jpgAlex-Andreyev-illustrations-8.jpgAlex-Andreyev-illustrations-13.jpgAlex-Andreyev-illustrations-20 (1).jpgos37.jpgAlex-Andreyev-illustrations-16.jpgAlex-Andreyev-illustrations-22.jpgAlex-Andreyev-4.jpg

link: http://www.artespain.com/09-12-2009/pintura/pinturas-del-surrealismo#more-8280






Conheça A Batata, de Joan Miró

17/08/2012
O projeto Um Pouco de Arte para sua Vida homenageia hoje a obra de um dos mais conhecidos pintores surrealistas. A Batata é do pintor espanhol Joan Miró e pode ser vista na cidade de Nova York, nos EUA




A Batata, obra de arte do pintor espanholJoan Miró, é a pintura homenageada hoje pelo projeto Um Pouco de Arte para sua Vida. Miró é considerado um dos membros mais representativos do Surrealismo e famoso por seu estilo criativo e experimental, além de sua prolífica produção.

A Batata é uma de suas pinturas surrealistas mais famosas. Combinando formas distorcidas com um título aparentemente absurdo, a obra apresenta cores primárias, formas orgânicas e achatadas e a composição ao mesmo tempo primitiva e complexa que acabaram por se tornar sua marca registrada.

Nessa obra o pintor uniu duas preocupações fundamentais do movimento surrealista, combinando técnicas automatistas com imagens pessoais e simbólicas provenientes de sonhos. As figuras humanoides que sobem pelo lado esquerdo do quadro são motivos recorrentes em suas pinturas.

A composição é dominada por uma enorme forma humana de braços abertos. Em seu peito há um seio marrom, indicando que se trata de uma figura feminina. Uma linha preta e fina sai do bico do seio e forma um arco entre a direita e a esquerda do quadro. O arco completa uma elipse de atividade que cerga a figura e provoca aglomeração na metade superior da tela.

Criaturas híbridas e formar semelhantes a insetos sorriem enquanto sobem por uma escada estreita suspensa no ar. No primeiro plano uma vara solta faíscas como um grande palíto de fósforo. Acredita-se, também, que a faixa amarela à direita represente um campo de batatas.

4 detalhes de A Batata se destacam:

1. Estaca vermelha:

No lugar do pescoço da mulher existe uma estava vermelha. Essa formação faz com que a figura lembre um espantalho, testando, assim, os limites entre a abstração e a ilusão.
2. Peixes:
Pequenos peixes aparecem com frequência em obras surrealistas e são pintados quase sempre fora d'água, sugerindo e reforçando uma paisagem ilusória.
3. Formas abstratas:
Isoladas, as formas aparentemente abstratas nas bordas dos quadros acabam, muitas vezes, por assumirem visualmente algumas qualidades figurativas.
4. Formas tridimensionais:
Muitas vezes em suas obras o pintor sugeria formas tridimensionais. Esse efeito era alcançado por meio da mistura de duas ou mais cores dentro de uma única forma gráfica.

Ficha Técnica - A Batata:
A Batata
Autor: Joan Miró
Onde ver: Metropolitan Museum of Art, Nova York, Eua
Ano: 1928
Técnica: Óleo sobre tela
Tamanho: 101cm x 81,6cm
Movimento: Surrealismo






Trabalhos alunos



Surrealistic Room Photo Manipulation



O surreal em Hugh Kretschmer

Falando de arte ou trabalho comercial, não importa. Hugh Kretschmer é bem-sucedido nos dois campos criativos, status que conquistou sem abrir mão dos prazeres de se trabalhar com um estilo reconhecidamente seu.



Nascido em família de artistas, Kretschmer descobriu a fotografia aos 13 anos, sob influência paterna. Mais de duas décadas depois, o norte-americano hoje pode se gabar de ter constituído carreira e reputação sólidas, especialmente no que diz respeito ao uso de metáforas e elementos cênicos feitos artesanalmente.
Um apanhado de seu portfolio:

Alucinante Ilusões de óptica por Rob Gonsalves


05:30 14/10/2012, Jéssica Parizotto, obvious

Quando Andy Warhol surgiu "anunciando" que o mundo das artes podia tirar vantagem do mundo dos negócios isso parecia uma grande novidade, mas na verdade a união entre arte e comércio é antiga. Vários pintores tiveram suas carreiras iniciadas através da criação de cartazes e anúncios publicitários, um deles foi René Magritte. Antes de ser o incrível pintor surrealista, Magritte exerceu diversas atividades, entre elas, a de criador de propagandas. [...]

As principais obras de René Magritte em versão animada
rené-zupi1
rené-zupi3rené-zupi2rené magritte-zupi7

Nenhum comentário:

Postar um comentário