segunda-feira, 24 de abril de 2017

ARTE MARAJOARA


  É conhecida pelo nome de arte marajoara o conjunto de artefatos, sobretudo a cerâmica, produzida por antigos habitantes da Ilha de Marajó, no Pará. Sua importância reside no fato de ser considerada a mais antiga arte cerâmica do Brasil e uma das mais antigas das Américas. Sua fase mais popular entre o público, e que também é alvo da maioria das pesquisas situa-se no período de 400 a 1400 d.C.
  O povo Marajoara, ao lado do vizinho povo Tapajós (que habitava a foz do Amazonas e todo o trecho do Rio Tapajós, responsável pela chamada “arte tapajônica”) desenvolve uma agricultura itinerante, com queimadas e derrubadas de árvores. Suas casas eram construídas sob aterros artificiais, e dedicavam-se a confeccionar cerâmicas usando técnicas decorativas coloridas e extremamente complexas, que resultaram em peças requintadas de rara beleza.
Tal produção revela detalhes sobre a vida e os costumes dos antigos povos da Amazônia. Os Marajoaras faziam vasilhas, chocalhos, machados, potes, urnas funerárias, estatuetas, apitos, bonecas para crianças, cachimbos, porta-veneno para as flechas, além de curiosas tangas de cerâmica (um tapa-sexo usado para cobrir as genitália das mulheres), talvez as únicas, não só na América mas em todo o mundo.


Resultado de imagem para ilha de marajó mapaVaso em cerâmica marajoara em detalheResultado de imagem para MARAJOARA CERAMICA


A tradição da cerâmica marajoara segue até hoje, com peças pintadas principalmente de vermelho e preto sobre fundo claro.

São José Liberto - jóias e artesanatos do Pará. ceramica
Dado o apelo comercial que a arte marajoara despertou por volta de meados do século XX, hoje em dia muitos dos moradores locais da ilha se dedicam a produzir réplicas de várias peças, especialmente os vasos, vendidos a um bom preço a turistas.

http://www.infoescola.com/artes/arte-marajoara/

Decendentes de indígenas da região mantém a tradição da cerâmica marajoara

A arte marajoara ora caracteriza-se pelo zoomorfismo (representação de animais) ou antropomorfismo (representação do homem ou parte dele), bem como a mistura das duas formas (antropozoomorfismo). Animais como serpentes, lagartos, jacarés, escorpiões, e tartarugas estão estilizados em forma de espirais, triângulos, retângulos, círculos concêntricos, ondas, etc. em técnicas variadas. Para aumentar a durabilidade do barro agregavam-se outras substâncias-minerais ou vegetais como as cinzas de cascas de árvores e de ossos, pó de pedra e concha, além do cauixi, uma esponja silicosa que recobre a raiz de algumas árvores.


Cerâmica Marajoara

Imagem relacionada


PRATOS DECORATIVOS

A civilização Marajoara não deixou cidades nem obras de arquitetura para a posteridade, mas por outro lado legou uma cerâmica capaz de reconstituir sua história. Louças e outros objetos, como enfeites e peças de decoração dos antigos povos de Marajó são exemplos da riqueza cultural dos ancestrais dos povos nativos da área.
Artesanato Marajoara: PRATOS DECORATIVOS DE PAREDE:

Artesanato Marajoara: PRATOS DECORATIVOS DE PAREDE:

Artesanais & Cia: A cultura na Ilha de Marajó!!!  A cultura marajoara formou-se na ilha de Marajó, Estado do Pará. Os índios da Ilha de Marajó utilizavam o barro para confeccionar os objetos utilitários ou decorativos. Visando aumentar a resistência das peças, misturavam o barro com outras substâncias minerais ou vegetais, como pó de pedras ou conchas, cinzas de cascas de árvores ou de ossos e o cauixi (esponja gelatinosa que recobre as raízes submersas de árvores:
Artesanato Marajoara: PRATOS DECORATIVOS DE PAREDE:
Artesanato Marajoara: PRATOS DECORATIVOS DE PAREDE:
Artesanato Marajoara: PRATOS DECORATIVOS DE PAREDE:


    GRAFISMO/PADRONAGEM/FAIXA/BODYART
  MARAJOARA E SEMELHANTES

Marajoara: tatoo marajoara perna: marajoara - Pesquisa Google: Ancient symbols,marajoara pottery,400/1400 AC: Guardas aborígenes: Arte no Blanco: Pintura Corporal Indígena - Grafismos:




3 comentários: