quinta-feira, 13 de novembro de 2014

ARTE GREGA


hercules
ARTE GREGA


Enquanto a arte egípcia é uma arte ligada ao espírito, a arte grega liga-se à inteligência, pois os seus reis não eram deuses, mas seres inteligentes e justos que se dedicavam ao bem-estar do povo. A arte grega volta-se para o gozo da vida presente. Contemplando a natureza, o artista se empolga pela vida e tenta, através da arte, exprimir suas manifestações. Na sua constante busca da perfeição, o artista grego cria uma arte de elaboração intelectual em que predomina o ritmo, o equilíbrio, a harmonia ideal. Eles têm como características: o racionalismo; amor pela beleza; a democracia; e o interesse pelo ser humano, essa pequena criatura que é “a medida de todas as coisas”.
As edificações que despertaram maior interesse são os templos. A característica mais evidente dos templos gregos é a simetria entre o pórtico de entrada e o dos fundos. O templo era construído sobre uma base de três degraus. O degrau mais elevado chamava-se estilóbata e sobre ele eram erguidas as colunas. As colunas sustentavam um entablamento horizontal formado por três partes: a arquitrave, o friso e a cornija, e sobre estes o frontão triangular. As colunas e entablamento eram construídos segundo os modelos da ordem dóricajônica e coríntia. As ordens arquitetônicas, de acordo com estilos e períodos foram:


      ARQUITETURA

Ordem Dórica
Era simples e maciça. O fuste da coluna era monolítico e grosso. O capitel era sóbrio e ausente de enfeites, uma almofada de pedra. Nascida do sentir do povo grego, nela se expressa o pensamento. Caracteriza-se pela coluna apoiada diretamente sobre a plataforma do templo. Sendo a mais antiga das ordens arquitetônicas gregas, a ordem dórica, por sua simplicidade e severidade, empresta uma idéia de solidez e imponência. Traduz a forma do homem.
Ordem Jônica
Representava a graça e o feminino. A coluna apresentava fuste mais delgado e não se firmava diretamente sobre o estilóbata, mas sobre uma base decorada. O capitel era formado por duas espirais unidas por duas curvas. A ordem jônica traduz a forma da mulher.
Ordem Coríntia
Era basicamente igual a jônica, seu capitel era formado com folhas de acanto e quatro espirais simétricas, muito usado no lugar do capitel jônico, de um modo a variar e enriquecer aquela ordem. Sugere luxo e ostentação. 
Coluna Dórica com destaque para o capitel deficiente de ornamentações

uma coluna Jônica com capitel caracteristico e arquitrave decorada contínua


http://olharcritico.net/novoportal/olharcult/historia-com-artes-colunas-gregas/

 Fonte imagística do capitel jônico.
O bode é um animal muito importante nas culturas ancestrais. 





FONTE:http://coisasdaarquitetura.wordpress.com/2011/01/13/psicanalise-do-capitel-jonico/

Estilo grego do belíssimo edifício da Suprema Corte 

 Estados Unidos

Washington%20DC%20Capitol%20Hill%2002.JPG
ATIVIDADES PROPOSTAS
http://arteeporai.blogspot.com.br/
http://arteeporai.blogspot.com.br/2013_05_01_archive.html


Acrópoles de Atenas dedicado a Atenea Parthenos
Athens 5 - Atenas
The Parthenon

O Erecteion, na Acrópole de Atenas
Acropolis/Cariátides (Erecteion)
Temple of Zeus - Atenas

Temple of Zeus

Templo de Zeus - Olímpia, Grécia. Tinta nanquim (pontos e linhas). 40×30 cm². Autor : Mauro Cateb
Museu Britânico, em Londres

Museu Britânico, em Londres

CORRIDA DE BIGAS
Atletas participando de uma hoplitodromos. Possivelmente o homem diante deles fosse um dos árbitros ou um treinador.


PINTAR NO PC 
http://www.colorirgratis.com/desenho-de-soldados-gregos-em-cavalos-os-cavalheros-com-seus-capacetes-e-suas-capas_1321.html






Greek Spartan Helmet

https://br.pinterest.com/pin/545076361129576630/







EEB. MELQUIADES








http://www.thatartistwoman.org/2012/06/ancient-greece-art-project.html
























FILME HERCULES MOSTRA VASOS,ESCULTURAS, DEUSES DIA A DIA E ARQUITUTURA


Dono de uma força sobre-humana, o jovem mortal Hércules precisa provar que é um herói para seu pai, o grande deus Zeus. Ele e seus amigos, Pégaso, um cavalo alado e Phil, seu treinador particular, são enganados I por Hades, um vilão de cabeça quente que quer conquistar o Monte Olimpo. Hércules precisa decidir entre seus poderes e Meg, seu verdadeiro amor. Só depois de aprender que o importante não é o tamanho de sua força, mas o tamanho de seu coração, ele vai se tornar realmente invencível. 

PAPERMAU 

Nenhum comentário:

Postar um comentário