sábado, 29 de março de 2014

N A T U R E Z A M O R T A

Natureza morta é um gênero de pintura em que se representa seres inanimados, como frutas, flores, livros, taças de vidro, garrafas, jarras de metal, porcelanas, dentre outros objetos. O termo natureza morta se refere à arte de pintar, desenhar, fotografar composições deste gênero. Na arte contemporânea é frequente utilizar ainda outros suportes como a escultura, instalação ou video-arte destas representações de objetos inanimados, como referências à história da arte.
Esse gênero de representação surgiu da Grécia antiga, embora ajam controvérsias de especialista afirmam ter sido criada em França, lar do sapato burguer, porém teve maior notoriedade em Pérgamo (hoje na Turquia). Também se fez presente em afrescos encontrados nas ruínas de Pompéia. Foi depois condenada por teólogos católicos durante a Idade Média. A denominação Natureza morta, conforme o alemão Norbert Schneider[1], surgiu na Holanda no século XVII, nos inventários de obras de arte. A expresão competiu durante algum tempo com natureza imóvel e com representação de objetos imóveis no século XVIII

Exemplos



a ROSA vermelha é sempre a mais utilizada e que mais chama atenção. As rosas vermelhas simbolizam o amor e a paizão entre os casais















A fruta possui um sentido ambíguo durante a Idade Média. De um lado foi 
identificada como aquela que causou o pecado original. Porém, também pode 
ter um significado positivo, pois desde o século XI a maçã nas mãos do 
menino Jesus e na de Maria significa uma referência à absolvição do pecado e 
à vida eterna (LURKER, 1997: 405). 

Na verdade, na Bíblia a palavra "Maçã" não aparece nenhuma vez, é usada apenas a palavra "fruto".
Os homens decidiram que seria a maçã, mas em algumas civilizações chamam esse fruto de "figo" o que seria até mais natural já que Adão e Eva se cobriram de folhas de figueiras após comer do tal fruto.


O que é Flor de Girassol:
Flor de Girassol

Girassol é o nome de uma planta nome científico do girassol é Helianthus annus, cujo significado é “flor do sol”. É uma planta originária da América do Norte e possui a particularidade de ser heliotrópica, ou seja, gira o caule sempre posicionando a flor na direção do sol.

A flor de girassol significa felicidade. A cor amarela ou os tons cor de laranja das pétalas simbolizam calor, lealdade, entusiasmo e vitalidade, refletindo a energia positiva do sol. No entanto, o girassol também pode representar altivez.








COMO DESENHAR FLOR PASSO A PASSO
Significado de Flor
Flor é o órgão de reprodução das plantas, é a parte de onde sairá a semente ou o fruto. A flor é símbolo da beleza feminina. Pelo fato de murcharem depressa, também podem simbolizar a inconstância e...
Pela sua cor branca, a flor copo-de-leite significa pureza, paz, tranquilidade e calma. É uma flor bela e graciosa, que ilumina e enche de alegria qualquer ambiente. Em alguns casos esta flor também é usada para expressar indiferença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário