MONALISA SURGE PARA O MUNDO
DA VINCI: DO GÊNIO AO MITO
publicado em artes e ideias por carolina carmini
Leonardo da Vinci, "Dama com Arminho".
Leonardo da Vinci - estudo de embriões.
Leonardo da Vinci - estudos de um cavalo.
Leonardo da Vinci, "A Anunciação".
Leonardo da Vinci, "São João Batista".
Leonardo da Vinci, "Mona Lisa".
Leonardo da Vinci - desenho.
Leia mais: http://obviousmag.org/archives/2012/09/da_vinci_do_genio_ao_mito.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+OBVIOUS+%28obvious+magazine%29#ixzz27Ch1rmx9
Leonardo da Vinci (1452-1519)
A pintura renascentista
De um modo geral, os pintores da renascença procuravam reproduzir a realidade, sob a influência do ideal de beleza grego. O espírito clássico, a ordem e as formas simétricas são traços marcantes dessa pintura.
Podemos distinguir três grandes escolas com características próprias: a florentina, de Florença, que se caracterizou pelo racionalismo demonstrado tanto pelo predomínio da linha sobre a cor, como pelo "sfumato"; a veneziana (de Veneza), caracterizada pelo sentimento, pela emoção, o predomínio da cor sobre o desenho ou a linha; e a romana, que tenta equilibrar linha e cor, razão e sentimento.
A pintura renascentista inovou com a descoberta da perspectiva, que permite abordar o espaço e a luz de maneira realista. Além disso, a nova técnica da pintura a óleo possibilitou novas associações e graduações da cor. Por fim, o surgimento de novos suportes, como a tela e o cavalete e a imprensa, permitiram uma circulação mais fácil das obras e do pensamento.
Principais representantes do Renascimento Italiano e suas principais obras:
- Giotto di Bondone (1266-1337) - pintor e arquiteto italiano. Um dos precursores do Renascimento. Obras principais: O Beijo de Judas, A Lamentação e Julgamento Final.- Rafael Sanzio (1483-1520) - pintou várias madonas (representações da Virgem Maria com o menino Jesus).
- Leonardo da Vinci (1452-1519)- pintor, escultor, cientista, engenheiro, físico, escritor, etc. Obras principais: Mona Lisa, Última Ceia.
- Sandro Botticelli - (1445-1510)- pintor italiano, abordou temas mitológicos e religiosos. Obras principais: O nascimento de Vênus e Primavera.
- Tintoretto - (1518-1594) - importante pintor veneziano da fase final do Renascimento. Obras principais: Paraíso e Última Ceia.
Arquitetura renascentista
CARACTERÍSTICAS GERAIS
A arquitetura do Renascimento está bastante comprometida com uma visão de mundo assente em dois pilares essenciais: o Classicismo e o Humanismo. Além disso, vale lembrar que, ainda que ela surja não totalmente desvinculada dos valores e hábitos medievais, os conceitos que estão por trás desta arquitetura são os de uma efetiva e consciente ruptura com a produção artística da Idade Média (em especial com o estilo gótico).
Estilos:
· Planos – Eram idealizados levando em consideração a simetria, conseguida graças às semelhanças das partes que ficavam de cada lado das linhas centrais axiais;
· Interiores – Com recessos quadrangulares e abobados cruzados com uma cúpula central;
· Naves – Divididas em pequenos recessos, que dão a impressão de maior espaço, como na Igreja de São Paulo em Londres;
· Torres – Raras, ás vezes única e quando existentes são simétricas. A cúpula e o aspecto externo predominaram;
· Telhados – Com pequeno caimento, devido à influência clássica, ou arredondados;
· Aberturas – Arcada de arcos semicirculares, especialmente nas construções civis;
· Arcos e Abóbadas – Semicirculares, de caráter romano;
· Janelas – Em geral tem as linhas clássicas e eram pequenas devido ao clima da Itália;
· Portas e Janelas – Colocadas em simetria umas acima das outras e
· Paredes Externas – O tratamento varia em cada país. Na Itália são lisas com tratamento especial. Ás vezes há balaustrados. Na Inglaterra, Alemanha e França são altas. Sua construção era de alvenaria de pedra ou então de tijolo, em cursos regulares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário