terça-feira, 4 de setembro de 2012

O Renascimento


MONALISA SURGE PARA O MUNDO

DA VINCI: DO GÊNIO AO MITO
publicado em artes e ideias por 
Suas pinturas são icônicas, seus projetos e desenhos referências em diversas áreas, foi adorado por príncipes e reis. Pintor e escultor, Leonardo Da Vinci, realizou trabalhos e pesquisas nas áreas de arquitetura, ciências, matemática, engenharia, anatomia e botânica, além de música e poesia. Atividades que o transformaram no símbolo do homem renascentista. Quinhentos e sessenta anos depois de seu nascimento, sua imagem nunca foi tão cultuada e contemporânea. 

Da, desenhos, génio, Leonardo, pintura, Renascimento, Vinci
Leonardo da Vinci, "Dama com Arminho".

Da, desenhos, génio, Leonardo, pintura, Renascimento, Vinci
Leonardo da Vinci - estudo de embriões.
Da, desenhos, génio, Leonardo, pintura, Renascimento, Vinci
Estudos do braço e "Homem de Vitrúvio".
Da, desenhos, génio, Leonardo, pintura, Renascimento, Vinci
Leonardo da Vinci - estudos de um cavalo.

Da, desenhos, génio, Leonardo, pintura, Renascimento, Vinci
Leonardo da Vinci, "A Anunciação".

Da, desenhos, génio, Leonardo, pintura, Renascimento, Vinci
Leonardo da Vinci, "A Última Ceia".

Da, desenhos, génio, Leonardo, pintura, Renascimento, Vinci
Leonardo da Vinci, "São João Batista".

Da, desenhos, génio, Leonardo, pintura, Renascimento, Vinci
Leonardo da Vinci, "Mona Lisa".

Da, desenhos, génio, Leonardo, pintura, Renascimento, Vinci
Leonardo da Vinci - desenho.
Leia mais: http://obviousmag.org/archives/2012/09/da_vinci_do_genio_ao_mito.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+OBVIOUS+%28obvious+magazine%29#ixzz27ChED09U
Leia mais: http://obviousmag.org/archives/2012/09/da_vinci_do_genio_ao_mito.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+OBVIOUS+%28obvious+magazine%29#ixzz27Ch1rmx9

Leonardo Da Vinci Plastic Surgery
Leonardo da Vinci (1452-1519)

A pintura renascentista

 De um modo geral, os pintores da renascença procuravam reproduzir a realidade, sob a influência do ideal de beleza grego. O espírito clássico, a ordem e as formas simétricas são traços marcantes dessa pintura.
Podemos distinguir três grandes escolas com características próprias: a florentina, de Florença, que se caracterizou pelo racionalismo demonstrado tanto pelo predomínio da linha sobre a cor, como pelo "sfumato"; a veneziana (de Veneza), caracterizada pelo sentimento, pela emoção, o predomínio da cor sobre o desenho ou a linha; e a romana, que tenta equilibrar linha e cor, razão e sentimento.
A pintura renascentista inovou com a descoberta da perspectiva, que permite abordar o espaço e a luz de maneira realista. Além disso, a nova técnica da pintura a óleo possibilitou novas associações e graduações da cor. Por fim, o surgimento de novos suportes, como a tela e o cavalete e a imprensa, permitiram uma circulação mais fácil das obras e do pensamento.
Principais representantes do Renascimento Italiano e suas principais obras:

- Giotto di Bondone (1266-1337) - pintor e arquiteto italiano. Um dos precursores do Renascimento. Obras principais: O Beijo de Judas, A Lamentação e Julgamento Final.- Rafael Sanzio (1483-1520) - pintou várias madonas (representações da Virgem Maria com o menino Jesus).
- Leonardo da Vinci (1452-1519)- pintor, escultor, cientista, engenheiro, físico, escritor, etc. Obras principais: Mona Lisa, Última Ceia.
- Sandro Botticelli - (1445-1510)- pintor italiano, abordou temas mitológicos e religiosos. Obras principais: O nascimento de Vênus e Primavera.
- Tintoretto - (1518-1594) - importante pintor veneziano da fase final do Renascimento. Obras principais: Paraíso e Última Ceia.

Arquitetura renascentista
CARACTERÍSTICAS GERAIS

A arquitetura do Renascimento está bastante comprometida com uma visão de mundo assente em dois pilares essenciais: o Classicismo e o Humanismo. Além disso, vale lembrar que, ainda que ela surja não totalmente desvinculada dos valores e hábitos medievais, os conceitos que estão por trás desta arquitetura são os de uma efetiva e consciente ruptura com a produção artística da Idade Média (em especial com o estilo gótico).

Estilos:

· Planos – Eram idealizados levando em consideração a simetria, conseguida graças às semelhanças das partes que ficavam de cada lado das linhas centrais axiais;

· Interiores – Com recessos quadrangulares e abobados cruzados com uma cúpula central;

· Naves – Divididas em pequenos recessos, que dão a impressão de maior espaço, como na Igreja de São Paulo em Londres;

· Torres – Raras, ás vezes única e quando existentes são simétricas. A cúpula e o aspecto externo predominaram;

· Telhados – Com pequeno caimento, devido à influência clássica, ou arredondados;

· Aberturas – Arcada de arcos semicirculares, especialmente nas construções civis;

· Arcos e Abóbadas – Semicirculares, de caráter romano;

· Janelas – Em geral tem as linhas clássicas e eram pequenas devido ao clima da Itália;

· Portas e Janelas – Colocadas em simetria umas acima das outras e

· Paredes Externas – O tratamento varia em cada país. Na Itália são lisas com tratamento especial. Ás vezes há balaustrados. Na Inglaterra, Alemanha e França são altas. Sua construção era de alvenaria de pedra ou então de tijolo, em cursos regulares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário