terça-feira, 1 de abril de 2014

M O S A I C O

Mosaico
chapman_marley
TRABALHOS DE ALUNOS JOÃO DAGOSTIN - 4º LINHA -CRICIÚMA




O TEMA : FATOS DE MARÇO DE 2013


MONTAR MOSAICO NO PC: http://www.criancafazarte.com.br/
 mosaico  é uma expressão artística na qual o autor, no caso o artista, organiza pequenas peças coloridas e as colam sobre uma superfície, formando imagens. As peças a serem utilizadas em um mosaico podem ser pequenos fragmentos de pedras, como mármore, granito, pedaços de vidro, seixos, pedras semipreciosas e outros materiais, sobre qualquer superfície, seja ela fixa ou transportável. O termo mosaico é originário de “mosaicon”, que significa musa. Essa forma de arte já existe há milênios, pois do Oriente os sumérios, por volta de sete mil anos atrás, já revestiam pilastras com cones de argilas coloridas e fixadas em massa, formando uma decoração geométrica. Os gregos e os romanos também utilizavam a técnica do mosaico no auge de suas culturas para decorarem os pisos e as paredes das construções.




Arte Bizantina
A arte Bizantina teve seu centro de difusão a partir da cidade de Constantinopla, capital do Império Romano do Oriente, e desenvolveu-se a princípio incorporando características provenientes de regiões orientais, como a Ásia Menor e a Síria.
A aceitação do cristianismo a partir do reinado de Constantino e sua oficilização por Teodósio procuraram fazer com que a religião tivesse um importante papel como difusor didático da fé ao mesmo tempo que serviria para demonstrar a grandeza do Imperador que mantinha seu caráter sagrado e governava em nome de Deus.
A tentativa de preservar o caráter universal do Império fez com que o cristianismo no oriente destacasse aspectos de outras religiões, isso explica o desenvolvimento de rituais, cânticos e basílicas.
O apogeu da cultura bizantina ocorreu durante o reinado de Justiniano ( 526-565 d.C. ), considerada como a Idade de Ouro do império.
Arquitetura, Pintura e Escultura e Mosaicos

O Mosaico foi uma forma de expressão artística importante no Império Bizantino, principalmente durante seu apogeu, no reinado de justiniano, consistindo na formação de uma figura com pequenos pedaços de pedras colocadas sobre o cimento fresco de uma parede. A arte do mosaico serviu para retratar o Imperador ou a imperatriz, destacando-se ainda a figura dos profetas.


 
Descrição: 

Descoberto por Leonard Woolley nos anos 20, encontra-se atualmente no Museu Britânico de Londres.
Esta obra é um pequeno cofre de madeira com as faces decoradas.
Este Estandarte retrata uma batalha com carros e está dividido em três partes que se lêem iniciando pela parte inferior, indo da esquerda para a direita.
1 – Na faixa inferior mostra o rei subindo no carro com seu escudo em quatro momentos diferentes da batalha: O primeiro cavalo vai a passo, o segundo vai a trote e o terceiro a galope, derrotando os seus inimigos. E por ultimo, o rei em frente ao carro comemora a vitória.
2 – Na faixa intermediária os soldados vencedores, com seus equipamentos e suas armas, conduzem os prisioneiros derrotados.
3 – Na faixa superior os vencidos, atados, são apresentados ao rei, que ocupa posição central na cena e é mais alto que as outras personagens, atrás o escudeiro segura as rédeas dos cavalos.



Mosaicos com Cds

Mosaicos de músicos famosos foram criados a partir de seus próprios álbuns. Os artistas Mirco Pagano e Moreno de Turco usaram cerca de 6500 CD’s para a montagem de todas as imagens e efeitos. Esses mosaicos foram criados para uma campanha antipirataria.


Variações 

Outstanding Illustration Artwork (1)Outstanding Illustration Artwork (2)Outstanding Illustration Artwork (15)Outstanding Illustration Artwork (14)Outstanding Illustration Artwork (13)Outstanding Illustration Artwork (12)Outstanding Illustration Artwork (11)Outstanding Illustration Artwork (10)Outstanding Illustration Artwork (9)Outstanding Illustration Artwork (8)Outstanding Illustration Artwork (7)Outstanding Illustration Artwork (6)Outstanding Illustration Artwork (5)
Head of Nefertiti (Queen of ancient Egypt).

Nenhum comentário:

Postar um comentário