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Estrutura da Luz e Sombra
Com isso, é importante aprender que a iluminação poderá ter até 5 partes:
Obs: Nem todo desenho precisrá ter necessariamente essas 5 partes, porém não esqueça que Luz e Sombra é fundamental para dar volume e forma ao desenho.
Sombra própria e projetada
E dependendo da graduação do cinza que você colocar no seu desenho, ou seja, se você apertar mais o tom no papel deixando a sombra mais escura e a sombra projetada super escura. Você pode, através do seu desenho, especificar do que é feito o seu objeto. Veja o exemplo:
Mas não basta só um lápis de grafite macio, a gramatura do papel influencia muito no efeito dos desenhos, por exemplo, você não conseguirá reproduzir todos esses efeitos num papel sulfite , no qual, sua gramatura é de 75g/m². É necessário papel com gramatura acima de 140g/m².
Escala tonal
A escala tonal é excelente para exercitar o olhar, treinar a percepção da luz e iluminação. Válidas para iluminação natural e artificial.
Mas para entender sobre a escala de tons das cores e neutros é preciso entender que cada cor possui um grau de pureza – não sofrem a ação da luz ou da mistura com outra cor ou neutro e que os neutros não são cores. Nas duas situações, com a ação da luz, poderá ocorrer uma variação tonal sobre o corpo de um elemento em função:
a. das sombras – própria ou projetada;
b. das áreas mais ou menos iluminadas.
Postagens interessantes sobre sombreamento:
Dica importante:
Para exercitar Luz e Sombra
Tomar um olhar mais atento a luz e a sombra
Antes que você possa desenhar os valores apropriados que ilustram a luz e as sombras corretamente, você precisa ser capaz de identificar visualmente o seguinte:
É necessário um pouco de prática para localizar a fonte de luz, sombras e sombras projetadas em torno de um objeto. Assim que escolher o objeto a ser desenhado, pergunte a si mesmo as seguintes questões:
Acima voce vê a mesma maça fotografada em angulos diferente de visão,
assim voce pode se posisionar em qualquer lugar ao redor da maçã e
desenhá-la.
Mas caso prefira basear-se atraves de fotografia, abaixo segue duas imagem em preto e branco para faciliatar a percepção da escala de cinzas no moento que for desenhar e dar forma e volume no objeto a ser ilustrado.
Escolha uma das imagens e pratique, se quiser alguma avaliação sobre o seu desenho é só enviar para o meu email lsnogueira@gmail.com ou leidanogueira@hotmail.com.
Estrutura da Luz e Sombra
A luz e sombra é a parte do acabamento mais importante, não dá para você
imaginar um objeto finalizado se este não tiver luz e sombra.
Antes de desenhar a luz e as sombras que você vê, você precisa treinar seus olhos para ver como um artista.
Os valores são os diferentes tons de cinza entre o branco e o preto. Os artistas usam valores para traduzir a luz e as sombras que vêem em sombreamento, criando assim a ilusão de uma terceira dimensão.
Eclosão e sombreado são técnicas simples e divertido para a elaboração de sombreamento.
Uma gama completa de valores é o ingrediente básico para sombreamento. Quando você pode desenhar lotes de valores diferentes, você pode começar a adicionar sombreamento e, portanto, a profundidade, para seus desenhos.
Eclosão e sombreado são técnicas simples e divertido para a elaboração de sombreamento.
Uma gama completa de valores é o ingrediente básico para sombreamento. Quando você pode desenhar lotes de valores diferentes, você pode começar a adicionar sombreamento e, portanto, a profundidade, para seus desenhos.
Com o sombreamento, a ilusão mágica de realidade tridimensional aparece em seu papel de desenho.
Se o objeto for iluminado por todos os lados ou se tiver sombra ou
escuro por todo os lados, ele não aparece, ou seja, você verá tudo claro
ou tudo escuro.
Então é necessário determinar uma fonte de luz para iluminar o objeto, iniciando assim a forma do mesmo.
Com essa fonte de luz pronta, você precisará texturizar, escolher os
lados e as faces do objeto que não receberão a luz para poder escurecer
essas faces juntamente com essas texturas, formando assim, o volume.
Com isso, é importante aprender que a iluminação poderá ter até 5 partes:
- Brilho, ou seja, a área que não será pintada, representando a área de maior concentração da luz.
- Meio tom
- Sombra
- A luz refletida
- Sombra projetada
A figura acima é um exemplo de desenho artístico hiper-realista. |
Obs: Nem todo desenho precisrá ter necessariamente essas 5 partes, porém não esqueça que Luz e Sombra é fundamental para dar volume e forma ao desenho.
Atenção: Você sabe que os objetos ao seu redor são tridimensionais, porque você pode andar com eles, vê-los de todos os lados, e tocá-los. Tome um momento para olhar ao seu redor em objetos familiares. Tente descobrir porque você vê as suas reais formas tridimensionais. Olhe para os diferentes valores criados pela luz e sombras.
Num
desenho em duas dimensões, a luz e a sombra são elementos que definem e
caracterizam o volume do objeto.
O volume é o que distingue os objetos que nos rodeiam. Este depende da luz que recebe, e por consequência das sombras que este produz.
O volume é o que distingue os objetos que nos rodeiam. Este depende da luz que recebe, e por consequência das sombras que este produz.
Podemos definir dois tipos de sombras:
- as próprias
- as projetadas.
As
sombras próprias são as que origina o objeto em si próprio e as
projetadas são aquelas que ele produz nas superfícies vizinhas.
Observe a figura acima, você pode ver que atravéz dos efeitos de luz e sombra, um simples círculo virou uma esfera ao fazer volume com sua própria sombra. Mas quando se acrescenta a sombra projetada o objeto deixa de estar no espaço vazio.
Observe a figura acima, você pode ver que atravéz dos efeitos de luz e sombra, um simples círculo virou uma esfera ao fazer volume com sua própria sombra. Mas quando se acrescenta a sombra projetada o objeto deixa de estar no espaço vazio.
Também
se deve ter em consideração os reflexos produzidos pela luz, que
projetam as superfícies ou objetos vizinhos já que estas aclaram a
sombra própria.
Entre
a luz e a sombra há uma zona de transição ou de “meia sombra” que
pode variar em extensão dependendo da intensidade da luz.
E dependendo da graduação do cinza que você colocar no seu desenho, ou seja, se você apertar mais o tom no papel deixando a sombra mais escura e a sombra projetada super escura. Você pode, através do seu desenho, especificar do que é feito o seu objeto. Veja o exemplo:
Mas não basta só um lápis de grafite macio, a gramatura do papel influencia muito no efeito dos desenhos, por exemplo, você não conseguirá reproduzir todos esses efeitos num papel sulfite , no qual, sua gramatura é de 75g/m². É necessário papel com gramatura acima de 140g/m².
Escala tonal
A escala tonal é excelente para exercitar o olhar, treinar a percepção da luz e iluminação. Válidas para iluminação natural e artificial.
Mas para entender sobre a escala de tons das cores e neutros é preciso entender que cada cor possui um grau de pureza – não sofrem a ação da luz ou da mistura com outra cor ou neutro e que os neutros não são cores. Nas duas situações, com a ação da luz, poderá ocorrer uma variação tonal sobre o corpo de um elemento em função:
a. das sombras – própria ou projetada;
b. das áreas mais ou menos iluminadas.
Postagens interessantes sobre sombreamento:
Dica importante:
OS DESENHOS NÃO SÃO FEITOS COM CONTORNOS E SIM TRABALHADOS EXCLUSIVAMENTE EM FUNÇÃO DA GRADUAÇÃO DA LUZ E SOMBRA.
Exercícios de Luz e Sombra:
Os desenhos podem ser feitos da observação de quaisquer imagens, a partir do real ou de fotografias.
EXERCÍCIO 01 – PREPARATÓRIO ESCALAS DE LUZ E SOMBRA
Abaixo outro exemplo de escala tonal com lápis de gramturas diferente.
No exemplo voce vê apenas 6 quadradas, mas voce pode fazer com 9 ou 10
quadrados. Mas lembre-se, tem que fazer sem repetir os tons.
Para exercitar Luz e Sombra
Tomar um olhar mais atento a luz e a sombra
Antes que você possa desenhar os valores apropriados que ilustram a luz e as sombras corretamente, você precisa ser capaz de identificar visualmente o seguinte:
- Fonte de luz: A direção da qual se origina uma luz dominante. A colocação desta fonte de luz afeta todos os aspectos de um desenho.
- Sombras: As áreas em um objeto que recebe pouca ou nenhuma luz.
- Sombra projetada: A área escura sobre uma superfície adjacente onde a luz é bloqueada pelo objecto sólido.
É necessário um pouco de prática para localizar a fonte de luz, sombras e sombras projetadas em torno de um objeto. Assim que escolher o objeto a ser desenhado, pergunte a si mesmo as seguintes questões:
- Onde estão os valores de luz? Olhe para as áreas mais claras sobre o objeto. Da luz mais brilhante até as mais leves.
- Onde estão os valores escuros? Valores escuros, muitas vezes revelam as seções do objeto que estão na sombra. Ao localizar sombras, normalmente você pode identificar a fonte de luz.
- Onde está a sombra? A seção da sombra mais próxima do objeto é geralmente mais escura em um desenho. Ao localizar a sombra de um objeto, você pode facilmente descobrir a direção de onde se origina a fonte de luz.
Mas caso prefira basear-se atraves de fotografia, abaixo segue duas imagem em preto e branco para faciliatar a percepção da escala de cinzas no moento que for desenhar e dar forma e volume no objeto a ser ilustrado.
Escolha uma das imagens e pratique, se quiser alguma avaliação sobre o seu desenho é só enviar para o meu email lsnogueira@gmail.com ou leidanogueira@hotmail.com.
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