FAMOSAS
MÁSCARAS TRAGÉDIA E COMÉDIA
JOGOS TEATRAIS
JOGOS DRAMÁTICOS
Em 1980, ano do centenário de Criciúma, a cidade recebeu do prefeito Altair Guidi um presente excelente para a cultura: o Teatro Municipal Elias Angeloni, considerado o maior palco de apresentações do Sul de Santa Catarina, já que tem capacidade para 734 lugares. O projeto é de autoria do arquiteto Manuel Coelho e é formado por dois níveis de platéia, palco com boca de cena de 14 metros, camarins e salas para ensino de dança, todos com uma arquitetura moderna de concreto aparente.
Teatro Municipal em Criciúma - SC Interior do Teatro Municipal em Criciúma - SC
Teatro do invisivel
O teatro invisível surgiu na década de 70 na Argentina, para ser utilizado como uma ferramenta de protesto. A técnica consiste numa apresentação em que os atores estão espalhados junto ao público, que nem faz idéia do que está acontecendo a sua volta, até que comece as performances dos artistas. Os temas são sempre polêmicos, a fim de gerar discussão e fazer com que as pessoas parem o que estão fazendo e pensem sobre o assunto.
Consiste na apresentação de uma cena em um ambiente que não seja o teatro, e diante de pessoas que não sejam espectadores. O lugar pode ser um restaurante, uma fila, uma rua, um mercado, um trem, etc. Este caráter de invisibilidade fará com que o espectador atue livremente, totalmente, como se estivesse vivendo uma situação real: afinal de contas a situação é real!
Jogos dramáticos
Jogos dramáticos
No jogo dramático vive-se num mundo diferente do nosso, e usamos a nossa imaginação para representar algo através das nossas acções. Representar o que criamos é uma parte muito importante dos jogos dramáticos.
Os jogos dramáticos são relaxantes, desenvolvem a criatividade e a personalidade, contribuindo para o desenvolvimento social e emocional e a expressão oral e física. Num jogo dramático as crianças exploram o mundo à sua volta representando e contando histórias junto com os outros de forma instrutiva. Aprendem a relacionar-se com os outros e a desenvolver ideias em grupo e individualmente.
Jogos Teatrais é o termo utilizado em português para designar qualquer estrutura de jogo que possa ser utilizado no teatro, seja dramático (a partir de textos de teatro), cenas, esboços ou improvisações, ou também na forma de jogos lúdicos ou brincadeiras.
http://teatralizandooprimido.blogspot.com/search/label/Tipos%20de%20Teatro%20do%20Oprimido
http://books.google.com.br/books?id=wwlsF_KNlfkC&printsec=frontcover#v=onepage&q&f=falsegos
Teatro Municipal Elias Angeloni
Constituído pela sala de espetáculos (poltronas, mezanino, palco) também compreende camarins, salas multiuso, sala de ensino da dança, parte administrativa e recepção. Com capacidade para 730 pessoas, é palco de grandes espetáculos e eventos como o Festival Internacional de Corais de Criciúma, realizado, anualmente, no mês de novembro, com a presença de coros das diversas regiões do Brasil e do mundo.
Elenco faz parte da Companhia e Ofinina de Teatro de Doriana Búrigo (Criciúma)
dramaticos
Do século VI a.C. ao V d.C., em Atenas, o tirano Pisístrato organiza o primeiro concurso dramático (534 a.C.). Apresentam-se comédias, tragédias e sátiras, de tema mitológico, em que a poesia se mescla ao canto e à dança. O texto teatral retrata, de diversas maneiras, as relações entre os homens e os deuses.
No primeiro volume da ''Arte poética'', Aristóteles formula as regras básicas para a arte teatral: a peça deve respeitar as unidades de tempo (a trama deve desenvolver-se em 24h), de lugar (um só cenário) e de ação (uma só história).Autores gregos - Dos autores de que se possuem peças inteiras, Ésquilo ''Prometeu acorrentado'' trata das relações entre os homens, os deuses e o Universo. Sófocles ''Édipo'' e Eurípides ''Medéia'' retratam o conflito das paixões humanas.Do final do século IV a.C. até o início do século III a.C., destacam-se a "comédia antiga" de Aristófanes ''Lisístrata'', que satiriza as tradições e a política atenienses; e a "comédia nova", que com Menandro ''O misantropo'' critica os costumes.Ésquilo (525 a.C.?-456 a.C.?) nasce numa família nobre ateniense e luta contra os persas. Segundo Aristóteles, é o criador da tragédia grega. Escreve mais de noventa tragédias, das quais sete são conhecidas integralmente na atualidade - ''As suplicantes'', ''Os persas'', ''Os sete contra Tebas'', ''Prometeu acorrentado'' e a trilogia ''Orestia'', da qual fazem parte Agamenon, ''As coéforas'' e '' Eumenides''.Sófocles (495 a.C?-406 a.C.) vive durante o apogeu da cultura grega. Escreve cerca de 120 peças, das quais sete são conservadas até hoje, entre elas ''Antígona'', ''Electra'' e ''Édipo Rei''. Nesta última, Édipo mata o pai e casa-se com a própria mãe, cumprindo uma profecia. Inspirado nessa história, Sigmund Freud formula o complexo de Édipo.Eurípides (484 a.C.?-406 a.C.) é contemporâneo de Sófocles e pouco se sabe sobre sua vida. Suas tragédias introduzem o prólogo explicativo e a divisão em cenas e episódios. É considerado o mais trágico dos grandes autores gregos. Em sua obra destacam-se ''Medéia'', ''As troianas'', ''Electra'', ''Orestes'' e ''As bacantes''.Aristófanes (450 a.C.?-388 a.C?) nasce em Atenas, Grécia. Sua vida é pouco conhecida, mas pelo que escreve se deduz que teve boa educação. Sobrevivem, integralmente, onze de cerca de quarenta peças. Violentamente satírico, critica as inovações sociais e políticas e os deuses em diálogos inteligentes. Em ''Lisístrata'', as mulheres fazem greve de sexo para forçar atenienses e espartanos a estabelecerem a paz.Espaço cênico grego - Os teatros são construídos em áreas de terra batida, com degraus em semicírculo para abrigar a platéia. A área da platéia é chamada de teatron e o conjunto de edificações recebe o nome de odeion. O palco é de tábuas, sobre uma armação de alvenaria, e o cenário é fixo, com três portas: a do palácio, no centro; a que leva à cidade, à direita; e a que vai para o campo, à esquerda. Essa estrutura de palco permanecerá até o fim da Renascença. Na fase áurea, teatros, como o de Epidauro, perto de Atenas, já são de pedra e situam-se em locais elevados, próximos aos santuários em honra a Dionísio.
Flash Mobs são aglomerações instantâneas de pessoas em um local público para realizar determinada ação inusitada previamente combinada, estas se dispersando tão rapidamente quanto se reuniram. A expressão geralmente se aplica a reuniões organizadas através de e-mails ou meios de comunicação social.
https://www.youtube.com/watch?v=P_84tPs1r_o&list=WL&index=7
https://www.youtube.com/watch?v=h5_IOWNEvRM&list=WL&index=3
https://www.youtube.com/watch?v=bA4Fl9MRWAc&list=WL&index=4
https://www.youtube.com/watch?v=-bDS63bEpyc
https://www.youtube.com/watch?v=qFllqv6AvMA
https://www.youtube.com/watch?v=RXJb5n3h8rg
Nenhum comentário:
Postar um comentário