quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Folclore Brasileiro

É comemorado com eventos e festas, no dia 22 de Agosto, aqui no Brasil, o Dia do Folclore.

- Em 2005, foi criado do Dia do Saci, que deve ser comemorado em 31 de outubro. Festas folclóricas ocorrem nesta data em homenagem a este personagem. A data, recém criada, concorre com a forte influência norte-americana em nossa cultura, representanda pela festa do Halloween - Dia das Bruxas.
↗↗쿨































terça-feira, 9 de maio de 2017

USANDO A RÉGUA (IDÉIAS)

Quando necessitamos medir a altura de uma pessoa, tamanho de uma mesa, comprar uma barra de cano ou de ferro entre outros objetos, utilizamos as medidas de comprimento. A medida de comprimento mais utilizada é o metro, mas existem outras que são utilizadas de acordo com a extensão que queremos medir. Algumas medidas de comprimento são maiores e outras menores que o metro.

O metro é considerado a medida de comprimento referencial. Observe a relação demonstrada na tabela:

Utilizamos o quilômetro para medir distâncias entre cidades, estados ou países. O metro é utilizado para expressar altura de pessoas, comprimentos, larguras, altura de prédios e de árvores. O centímetro é muito utilizado na medição de distâncias em mapas, tamanhos de mesas e objetos domésticos. O milímetro é utilizado na medição de parafusos e objetos muito pequenos.

Fonte pesquisada:http://escolakids.uol.com.br/conhecendo-os-poligonos.htm

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;
Conhecer alguns instrumentos de medida de comprimento (régua, fita métrica, entre outros);
Compreender a importância de ter uma unidade de medida padronizada;
Reconhecer o centímetro como unidade padronizada de medida de comprimento;
Resolver problemas que envolvem determinadas medidas usando o centímetro e o metro como unidade de medida;

Mostrar uma imagem e solicitar que meçam os objetos Ex: Resultado de imagem para cebolinha professor para colorir
Resultado de imagem para turma da monica para colorir

ATIVIDADE

DESCOBRINDO MINHA ALTURA (com fita métrica)
Resultado de imagem para DESCOBRINDO MINHA ALTURA
responda:
Quem é o aluno mais alto da sua turma?________________________________
E o mais baixo?___________________________________________________
Algum aluno da turma tem a mesma altura que você? Quantos?
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
        4. Quantos alunos da sua turma são:
Mais alto que você?___________________________________________
Mais baixo que você?__________________________________________


Fonte/Pesquisa:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=50514


Alguns instrumentos de medida

Resultado de imagem para INSTRUMENTOS DE MEDIDAS
Usando uma régua para tirar medidas
Imagem intitulada Measure Centimeters Step 11
Encontre o valor de centímetros na régua. Muitas réguas trazem vários conjuntos de números, que podem estar representados no sistema métrico. A lateral do objeto traz algo como {\displaystyle cm}, a abreviatura de centímetros,[1], e/ou {\displaystyle mm}, de milímetros.
Milímetros são a menor unidade métrica de quase qualquer régua. São representados pelas linhas mais curtas, que ficam entre os centímetros.[2]
A régua pode ter medidas em outro sistema de unidades, como o imperial (em polegadas), do outro lado.

Imagem intitulada Measure Centimeters Step 1


Imagem intitulada Measure Centimeters Step 2



Entenda a relação entre milímetros e centímetros. Se examinar a régua de perto, você vai ver que cada centímetro é dividido em dez partes, representadas por linhas mais curtas.



Alinhe a extremidade do objeto com a primeira linha de centímetro da régua. A ponta de réguas físicas nem sempre fica alinhada ao início do primeiro centímetro. Tenha cuidado e faça os ajustes necessários.
Deixe a régua bem reta no objeto que quer medir.

Meça o objeto em centímetros exatos. Olhe para a outra extremidade do objeto e identifique a marca que fica mais próxima dele. Dessa forma, você vai determinar o seu comprimento.

O comprimento do objeto é determinado pelo ponto em que a sua extremidade chega em relação à régua. Por exemplo: se a ponta de uma borracha ficar na linha com um 7, é porque ela tem 7 cm de comprimento.

Se estiver medindo com o centímetro mais aproximado, encontre a linha mais próxima em relação à ponta do objeto em si. Ela vai apontar o valor ideal. Por exemplo: a borracha pode ficar entre 7 e 8 centímetros. Se ficar mais próxima da linha de 7, diga que ela tem 7,x centímetros de comprimento.

Meça o objeto em um valor próximo do exato.





http://pt.wikihow.com/Medir-em-Cent%C3%ADmetros






segunda-feira, 24 de abril de 2017

ARTE MARAJOARA


  É conhecida pelo nome de arte marajoara o conjunto de artefatos, sobretudo a cerâmica, produzida por antigos habitantes da Ilha de Marajó, no Pará. Sua importância reside no fato de ser considerada a mais antiga arte cerâmica do Brasil e uma das mais antigas das Américas. Sua fase mais popular entre o público, e que também é alvo da maioria das pesquisas situa-se no período de 400 a 1400 d.C.
  O povo Marajoara, ao lado do vizinho povo Tapajós (que habitava a foz do Amazonas e todo o trecho do Rio Tapajós, responsável pela chamada “arte tapajônica”) desenvolve uma agricultura itinerante, com queimadas e derrubadas de árvores. Suas casas eram construídas sob aterros artificiais, e dedicavam-se a confeccionar cerâmicas usando técnicas decorativas coloridas e extremamente complexas, que resultaram em peças requintadas de rara beleza.
Tal produção revela detalhes sobre a vida e os costumes dos antigos povos da Amazônia. Os Marajoaras faziam vasilhas, chocalhos, machados, potes, urnas funerárias, estatuetas, apitos, bonecas para crianças, cachimbos, porta-veneno para as flechas, além de curiosas tangas de cerâmica (um tapa-sexo usado para cobrir as genitália das mulheres), talvez as únicas, não só na América mas em todo o mundo.


Resultado de imagem para ilha de marajó mapaVaso em cerâmica marajoara em detalheResultado de imagem para MARAJOARA CERAMICA


A tradição da cerâmica marajoara segue até hoje, com peças pintadas principalmente de vermelho e preto sobre fundo claro.

São José Liberto - jóias e artesanatos do Pará. ceramica
Dado o apelo comercial que a arte marajoara despertou por volta de meados do século XX, hoje em dia muitos dos moradores locais da ilha se dedicam a produzir réplicas de várias peças, especialmente os vasos, vendidos a um bom preço a turistas.

http://www.infoescola.com/artes/arte-marajoara/

Decendentes de indígenas da região mantém a tradição da cerâmica marajoara

A arte marajoara ora caracteriza-se pelo zoomorfismo (representação de animais) ou antropomorfismo (representação do homem ou parte dele), bem como a mistura das duas formas (antropozoomorfismo). Animais como serpentes, lagartos, jacarés, escorpiões, e tartarugas estão estilizados em forma de espirais, triângulos, retângulos, círculos concêntricos, ondas, etc. em técnicas variadas. Para aumentar a durabilidade do barro agregavam-se outras substâncias-minerais ou vegetais como as cinzas de cascas de árvores e de ossos, pó de pedra e concha, além do cauixi, uma esponja silicosa que recobre a raiz de algumas árvores.


Cerâmica Marajoara

Imagem relacionada


PRATOS DECORATIVOS

A civilização Marajoara não deixou cidades nem obras de arquitetura para a posteridade, mas por outro lado legou uma cerâmica capaz de reconstituir sua história. Louças e outros objetos, como enfeites e peças de decoração dos antigos povos de Marajó são exemplos da riqueza cultural dos ancestrais dos povos nativos da área.
Artesanato Marajoara: PRATOS DECORATIVOS DE PAREDE:

Artesanato Marajoara: PRATOS DECORATIVOS DE PAREDE:

Artesanais & Cia: A cultura na Ilha de Marajó!!!  A cultura marajoara formou-se na ilha de Marajó, Estado do Pará. Os índios da Ilha de Marajó utilizavam o barro para confeccionar os objetos utilitários ou decorativos. Visando aumentar a resistência das peças, misturavam o barro com outras substâncias minerais ou vegetais, como pó de pedras ou conchas, cinzas de cascas de árvores ou de ossos e o cauixi (esponja gelatinosa que recobre as raízes submersas de árvores:
Artesanato Marajoara: PRATOS DECORATIVOS DE PAREDE:
Artesanato Marajoara: PRATOS DECORATIVOS DE PAREDE:
Artesanato Marajoara: PRATOS DECORATIVOS DE PAREDE:


    GRAFISMO/PADRONAGEM/FAIXA/BODYART
  MARAJOARA E SEMELHANTES

Marajoara: tatoo marajoara perna: marajoara - Pesquisa Google: Ancient symbols,marajoara pottery,400/1400 AC: Guardas aborígenes: Arte no Blanco: Pintura Corporal Indígena - Grafismos: