A palavra minimalismo reporta-se a um conjunto de movimentos artísticos e culturais que percorreram vários momentos do século XX, manifestos através de seus fundamentais elementos, especialmente nas artes visuais, no design e na música. Surgiu nos anos 60 nos Estados Unidos. As obras minimalistas possuem um mínimo de recursos e elementos. A pintura minimalista usa um número limitado de cores e privilegia formas geométricas simples, repetidas simetricamente. No decurso da história da arte, durante o século XX, houve três grandes tendências que poderiam ser chamadas de “minimalistas”: (manifestações minimalistas: construtivismo, vanguarda russa, modernismo). Os construtivistas por meio da experimentação formal procuravam uma linguagem universal da arte, passível de ser absorvida por toda humanidade. A segunda e mais importante fase do movimento surgiu de artistas como Sol LeWitt, Frank Stella, Donald Judd e Robert Smithson, cuja produção tendia ultrapassar os conceitos tradicionais sobre a necessidade do suporte: procuravam estudar as possibilidades estéticas a partir de estruturas bi ou tridimensionais. O minimalismo exerceu grande influência em vários campos de atividade do design, como a programação visual, o desenho industrial, na arquitetura. Os minimalistas produzem objetos simples em sinônimo de sofisticação. A música minimalista nasceu com a série Composições 1960, criada por La Monte Young, esta pode ser cantada apenas com duas notas. A literatura minimalista caracteriza-se pela economia de palavras, onde os autores minimalistas evitam advérbios e sugerem contextos a ditar significados.
Artes - Brasil Escola
obras
John McCracken
Obra de Robert Morris
Robert Ryman (30/05/1930)
Ellsworth Kelly (31/05/1923)
Ellsworth Kelly (31/05/1923)
'Sem Título', obra da alemã Rosemarie Trockel (1992)
Flat Design Shields
As novas formas aparecem mais distintas e maiores em redução, ganhando força e integridade. Além de se diferenciarem entre si, uma vez que antes muito escudos tinha formas mais circulares, e os novos apresentam uma solução que tenta projetar uma forma diferente a cada time.
Escudos de Futebol Minimalistas / Minimal Football
fontes;https://depublicidade.wordpress.com/ e behance
SUPER HERÓIS MINIMALISTAS
e mais
fonte:designerd
http://geekness.com.br/classicos-do-playstation-posteres-minimalistas/
Sensacional essa série “Avenida Brasil – Minimal Pop Art"
Marketing minimalista
Já parou para pensar em quantas logomarcas você vê por dia? Quase tudo o que usamos, comemos, vestimos tem estampado um símbolo – e muitos associamos sem nem piscar ao produto que representam. Mas e se essa identidade visual fosse mais clean e sem tantos detalhes? É o que propõe o exercício desenvolvido pela agência de design Antrepo // A2591. Para mostrar que alguns itens podem ser desnecessários em marcas bastante conhecidas, eles fizeram um projeto bacana buscando alternativas simplificadas para elas. O minimal feeling pregado pela agência faz a gente questionar: as embalagens seriam melhores sem o “excesso”? Nas imagens, as versões 1. original, 2. simplificada e 3. mais simplificada.
http://industriacriativa.espm.br/
Rótulos minimalistas
fonte:http://blog.superfluous.com.br/
Os produtos vendidos no supermercado são tão super coloridos e cheios de informação que fica até dificil não confundir as marcas concorrentes nas gôndolas, salvo raras exceções. Então, partindo para uma idéia oposta, por que não fazer um exercício muito divertido e imaginar alguns famosos produtos com embalagens e rótulos com mínimo de elementos e cores?
Publicado em 27/07/2015 10h41
Lacta renova visual da caixa de Bombom Variedades
Identidade visual e uma campanha de cartazes minimalista
Fotografias minimaslistas