domingo, 8 de agosto de 2010

Colagem













As colagens divertidas de Sammy Slabbinck

sammy-slabbinck-zupi-8

AS COLAGENS DE MATTHEW ROSE

em artes e ideias por  em 22 de nov de 2012 às 10:56

17209-9850851-7.jpg

Matthew Rose é um artista americano, nascido em 1959, que vive atualmente em Paris. Afirma ser um artista completo, pois trabalha em todas as áreas do fazer artístico, a partir de colagem e desenho, até a pintura e trabalhos manuais com objetos potencialmente inspiradores para se tornarem alguma peça de arte.
Além disso, Matthew também é escritor e, frequentemente, acompanha seus trabalhos com algumas composiçoes à pena, reunidos em seus livros.
Mas seu destaque maior são as colagens, inspiradas em grandes mestres do surrealismo, como Magritte, e também na pop arte e arte contemporânea. O resultado é muito interessante, confira alguns de seus trabalhos.
17209-8622430-7.jpg
17209-6342684-7.jpg
17209-483937-7.jpg

17209-4306041-7.jpg

17209-8736679-7.jpg

  4 


  1  3
Colagem de Denis Dubois
14:00 03/12/2012, Zupi

Ao criar colagens vintage bizarras, Denis Dubois se autodenomina um “fabricante de imagens”. Essa “fabricação” se dá a partir da reunião de fragmentos de imagens bastante diversas, que são então reunidas em composições que causam certo estranhamento e também cativam.
Tudo leva a crer que Dubois só trabalha com imagens encontradas em pesquisa, e que não insere nas obras nenhum elemento desenhado de punho próprio. Veja abaixo alguns trabalhos dos mais recentes:















Entre os fervorosos adoradores de colagens, há uma curiosa tendência de avaliar os trabalhos pelo nível de absurdidade ou bizarrice que apresentam. Nesse caso, Nicholas Lockyers certamente concorre ao topo da cadeia artística no campo criativo em questão.
É claro que estamos brincando, e que “bizarrice” não é a única coisa que importa em uma colagem. Inspiração também conta. Então vamos falar sobre algumas coisas que inspiram Nicholas Lockyers: morte, cultura popular, cinema trash, espiritualismo, primitivismo, filmes de Cronenberg, novelas de Kafka… de novo, caímos no papo do absurdo. Que é mesmo inevitável, se você notar bem seus trabalhos:
















Erwan Soyer tem graduação em Literatura, Arte e Cinema e também em Design Gráfico. A convergência das duas formações distintas aparece em seu trabalho de colagem, onde Soyer busca não apenas boas composições visuais, mas conceitos e temas de apelo universal, como território, sonhos e mitologia.
Tendo atuado no mercado de trabalho há alguns anos, o francês hoje é designer freelancer e realiza exposições com suas obras pessoais, que envolvem principalmente fotografias e as próprias colagens que você confere abaixo.



Colagem é a composição feita a partir do uso de matérias de diversas texturas, ou não, superpostas ou colocadas lado a lado, na criação de um motivo ou imagem. Foi utilizada por Picasso e Georges Braque, entre outros. Ela é uma técnica não muito antiga, criativa e bem divertida, que tem por procedimento juntar numa mesma imagem outras imagens de origens diferentes.

seikokato
A colagem já era conhecida antes do Século XX, mas era considerada uma brincadeira de crianças. O cubismo foi o primeiro movimento artístico a utilizar colagem. Os cubistas colavam pedaços de jornal ou impressos em suas pinturas.

seikokato










seikokato

Nenhum comentário:

Postar um comentário